domingo, 19 de setembro de 2010

PARQUE ESTADUAL PICO DO MARUMBI

Aproveitando a caminhada pelo Caminho do Itupava, outro ponto de parada e reduto dos adeptos ao turismo de aventura é o Parque Estadual do Marumbi. Para quem gosta de subir montanha e escalar esse é o lugar certo!! Confira...

(Obs.: as informações a seguir possuem como fonte o site do Corpo de Socorro em Montanha em Montanha - COSMO)
 

Conjunto Marumbi. Foto: Harvey F. Schlenker.

 
O Parque Estadual Pico do Marumbi é uma Unidade de Conservação do Estado do Paraná. Dessa maneira, o Parque é administrado pelo Governo do Estado do Paraná através do IAP - Instituto Ambiental do Paraná, vinculado à SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

  • LOCALIZAÇÃO E ACESSOS:

A Unidade de Conservação possui uma área de 8.745 hectares e está localizada entre os municípios de Morretes, Quatro Barras, Piraquara.

O acesso ao parque é feito principalmente pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba, podendo também ser feito a pé pelo Caminho do Itupava ou pela estrada que liga Porto de Cima a Engenheiro Lange.

Para quem vai de trem o passeio já começa no ponto de partida, na cidade de Curitiba, onde se inicia a centenária ferrovia Curitiba-Paranaguá. Em quase duas horas de viagem descendo a serra, por dentro da mata e passando por túneis de pedra, chega-se à estação Marumbi, onde se localiza a administração do parque. Para maiores informações sobre horários de saída e chegada acessar o site da Serra Verde Express.

Trem Serra Verde Express. Foto: Suelen Marquardt.

Para chegar a pé deve-se seguir de carro pela BR-277 ou pela Estrada da Graciosa até o distrito de Porto de Cima, em Morretes. Beirando ao Rio Nhundiaquara está a Estrada de Prainhas, que levará até a Estação Engenheiro Lange, esse trecho compreende aproximadamente 8 km de estrada de chão. Com veículos de tração nas quatro rodas é possível chegar até a Estação Eng. Lange. Porém, para veículos baixos, é recomendável deixar o carro estacionado próximo ao Centro de Visitantes do IAP, em Prainhas, em locais autorizados. Da Estação Engenheiro Lange até a administração do Parque são mais 900 metros de trilha, percorridas em meia hora aproximadamente.


Estrada das Prainhas. Foto: Suelen Marquardt.

Para os mais ousados, é possível também acessar o Parque Estadual Pico do Marumbi através do Caminho do Itupava. A caminhada tem início no município de Quatro Barras (Distrito de Borda do Campo) e tem uma extensão de aproximadamente 25 km percorrida entre 08 à 10 horas de caminhada em meio à Serra do Mar. É uma caminhada pesada que requer um bom preparo físico. Para maiores informações acessar no Blog as dicas de caminhadas desse roteiro.


Caminho do Itupava. Foto: Harvey F. Schlenker.

  • INFRAESTRUTURA DO PARQUE:

Assim que você e seu grupo chegarem ao Parque passe primeiro na administração e preencha o cadastro de visitação e receba informações sobre a Unidade de Conservação, regras de uso, normas de seguranças, além de informações sobre as condições das trilhas e escaladas. O cadastramento é um procedimento fundamental para sua segurança!

Além da Administração, o Parque possui a seguinte infraestrutura: camping; museu; alojamento para pesquisadores e voluntários; sede do COSMO; biblioteca; casa do gerente; Estação Marumbi.

Infraestrutura do Parque. Fonte: Harvey F. Schlenker.

Para maiores informações sobre a Unidade de Conservação, entre em contato com o Instituto Ambiental do Paraná (telefones de contato ao final do texto).

  • O CONJUNTO MARUMBI:

O Conjunto Marumbi ou Serra Marumbi é formado pelas montanhas: Olimpo (1.539 m.), Boa Vista (1.491 m.); Gigante (1.487 m.); Ponta do Tigre (1.400 m.); Esfinge (1.378 m.); Torre dos Sinos (1.280 m.); Abrolhos (1.200 m.); Facãozinho (1.100 m.) e pelo Morro Rochedinho (625 m).


Conjunto Marumbi. Fonte: site do COSMO; desenho de Márcia Foltran, 1994. 

  • OPÇÕES DE CAMINHADA:

Existem cinco trilhas de acesso ao Conjunto Marumbi: Noroeste, Crista do Gigante, Frontal, Facãozinho e Rochedinho. Atualmente, a trilha da Crista do Gigante, a trilha do Facãozinho e a trilha do Rochedinho encontram-se interditadas em função de recuperação ambiental.

As trilhas seguem, na maior parte do tempo, dentro da floresta, sobre raízes e rochas. São estreitas, com predominância de solos rasos e matéria orgânica. Em determinados locais existe exposição completa sobre abismos; em outros a subida só é possível com o auxílio de correntes ou escadas (degraus) fixado nas rochas.

Trilha Noroeste
Antes de chegar ao cume do Olimpo esta trilha dá acesso aos cumes do Abrolhos, da Esfinge, da Ponta do Tigre, da Torre dos Sinos e do Gigante. É a mais cansativa das trilhas (nível pesado) tendo o tempo médio de ascensão variando de 3:30 a 4:30 hrs até o topo. A trilha é sinalizada com fitas e setas vermelhas.

Trilha Frontal
Passa pela Cachoeira dos Marumbinistas e vai direto ao cume do Olimpo. O nível da trilha é médio-pesado e pode ser feita em 2:30 a 3:30 hrs. A trilha é sinalizada com fitas e setas brancas.
  
  • OPÇÕES DE ESCALADA: 

O Conjunto Marumbi é um dos grandes centros de escalada em rocha do Brasil. As vias de escalada começaram a surgir em 1940, e hoje existem cerca de 80 vias, com comprimentos que variam de 20 a 350 metros. As escaladas são exigentes, pouco protegidas e bastante expostas. Então, é muito bom preparar-se bem antes de escalar um de seus paredões.

Informe-se a respeito das vias, material necessário, grau de dificuldade, duração, entre outras informações, direto na Administração do Parque e/ou através do COSMO.

  • ... MAIS DICAS:

* Lembre-se: não é permitido o acampamento nos cumes do conjunto, somente no camping próximo à Administração do Parque;

* Não retire plantas e animais silvestres do seu habitat natural. Procure desfrutar seu lazer com o mínimo de impacto ambiental.

* Não arranque as fitas e não danifique a sinalização e instalações de segurança. Elas são importantíssimas para orientar pessoas que não conhecem a trilha.

* Planeje sua caminhada ou escalada: o tempo de subida varia de acordo com o preparo físico de cada um, sendo comum não se conseguir alcançar o cume a tempo e ter que iniciar a descida, sob o risco de perder o trem da volta;

* Se você está pensando em abrir uma nova via no Marumbi converse antes com a Gerência do Parque.

* Não adicione proteções nas vias sem antes consultar os respectivos conquistadores. Respeite a ética local e não destrua os refúgios naturais onde os escaladores fazem bivaque. Avise à Gerência e o COSMO qualquer alteração que ocorrer, tais como grampos enferrujados, quebra de agarras, queda de blocos soltos, etc.

* Escalar com montanhistas experientes, observar suas técnicas e fazer perguntas é a melhor maneira de aprender. Alguns conselhos detalhados sobre rotas são conseguidos em conversas com as pessoas locais, moradores, montanhistas e guarda-parques. Tenha certeza de ter todas as informações necessárias para realizar a via pretendida com segurança.

* Enquanto você estiver escalando mantenha um olho voltado para possíveis locais de acampamento de emergência, fontes de água ou qualquer coisa que possa tornar o seu retorno mais fácil e seguro.

* Não danifique a vegetação da base das vias. Ela é indispensável para a estabilizar todo o platô que forma a base.

* Não arranque mato da parede. O que você chama de mato pode ser um endemismo valioso que só ocorre naquele paredão ou uma espécie ainda não conhecida pela ciência.

* Não danifique as proteções fixas existentes e não coloque outras sem antes consultar a Administração do Parque Marumbi. Lembre-se que os grampos velhos das vias fazem parte de uma história, de uma cultura. Valorize o que é nosso!

  • CORPO DE SOCORRO EM MONTANHA - COSMO:

O COSMO, Corpo de Socorro em Montanha, criado em 1996, é uma associação civil sem fins lucrativos. É formada por montanhistas voluntários que prestam serviços de prevenção de acidentes, resgate de acidentados, busca de perdidos, manutenção e conservação de trilhas e vias de escalada. Sua área de atuação compreende o Parque Estadual Marumbi e área de entorno, na Serra do Mar paranaense.

  • PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

Parque Estadual do Marumbi
Gerente: Lothário H. Stoltz Jr - KIKKO
(41) 3462-2954 (Parque) ou (41) 3462-3598 (Público)
E-mail: pemarumbi@iap.pr.gov.br
Funcionamento do Parque: quarta-feira à segunda-feira e Feriados 8h30 às 18h00.

Caminho do Itupava – Base Borda do Campo (Quatro Barras)
(41) 3554-1531

Corpo de Socorro em Montanha - COSMO:

Prefeitura Municipal de Morretes:

Serra Verde Express:
 

13 comentários:

  1. Parabéns, tenho orgulho de morar em um estado com pessoas tão capacitadas como vocês.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome e Gabriel e não pude deixar de comentar esse blog pois e ótimo sou de Londrina e sou apaixonado por turismo e esse blog e o melhor e mais detalhado da área que já vi, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Não consegui informações atualizadas e mesmo mais precisas. Fico em dúvida quanto ao horário de abertura do parque e a subida ao Olimpo. Por exemplo: se tenho que aguardar a abertura do parque (08 ou 80:30?) para então fazer cadastro, o início da subida fica muito tarde. Melhor então chegar no dia anterior, fazer cadastro e acampar na base? Quem acampo pode subir mais cedo? A estrada de P. de Cima até a Eng. Lange atualmente ainda só permite acesso com 4x4 ou é possível subir de veículo de passeio? Na estação Eng. Lange tem vagas para deixar veículo estacionado? Li que só há duas vagas... Enfim, são informações que já gostaria de saber antecipadamente para melhor planejar a viagem. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Fui de moto (Big Traill), so rinha 4x4 na estação Lange Estrada de acesso não passa carro passeio.

      Excluir
  4. Outra coisa: esqueçam os telefones do Parque Marumbi. O 2954 não é mais do parque, segundo o IAPAR. O que deveria funcionar é o 3598. Mas ninguém atende! Espero que respondam e-mail. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. a visita ao parque é pago ? quanto custa ?tem lanchonetes para alimentação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é totalmente de graça a visita ao parque e a trilha, não existe dentro do parque lugar para se alimentar, apenas fora, é importante levar comida ou lanche para o meio da caminhada.

      Excluir
  6. Eu, gostaria de saber o que estão fazendo a respeito
    da casa do ipiranga e véu de noiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Então passei essa semana de trem por lá e infelizmente a casa do Ipiranga continua em ruínas, mas de acordo com o guia que estava no trem, tem um projeto para revitalizar... Mas o passeio continua muito lindo vale muito a pena...

      Excluir
  7. Obrigada por me fartarem de informaçöes técnicas sobre este lugar que amo... Tive a honra de escalar este super pico Olimpo por duas vezes, por ambos lados! Vlw!😖

    ResponderExcluir
  8. Ola galera!

    Nessa segunda dia 01 eu e um grupo de 10,homens estaremos indo para fazer a trilha do pico do Morumbi. Porem nenhum de nos fez tal trilha. A sinalizações para fazer o mesmo sem pessoas q já o fizeram?

    Abraco

    ResponderExcluir